google584d9553df7895c3.html google584d9553df7895c3.html Mirna Liz Ortodontia: Bionator de Balters

Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Bionator de Balters



A função do bionator no tratamento ortopédico é obter o espaço bucal ideal e corrigir a posição e a função da língua, lábios e bochechas mediante o estímulo de forças fisiológicas. Desta maneira torna-se possível levar ao pleno desenvolvimento as forças de crescimento próprias do organismo.

Tipos de bionatores
Existem três tipos de bionatores que se destinam à correção das diferentes anomalias esqueléticas e alterações funcionais:

o bionator base,o invertido e o fechado.

Algumas disfunções podem exigir escudos de proteção no setor lateral e/ou frontal dos dentes.
1- BIONATOR BASE: utilizado para o tratamento do retrognatismo mandibular.
2 - BIONATOR FECHADO: para a correção das mordidas abertas com ou sem alterações esqueléticas.
3 - BIONATOR INVERTIDO: para corrigir o prognatismo mandibular.
Os elementos do bionator não são ativos e nem podem ser ativados. As alterações morfológicas são consequência da normalização funcional.
O Bionator é um aparelho bimaxilar de volume reduzido, podendo e devendo ser usado em período integral, à exceção dos períodos de alimentação, práticas esportivas onde haja perigo de trauma bucal e situações onde a melhor dicção do paciente seja requisitada. Durante as primeiras semanas o tempo de uso é aumentado gradativamente, ou seja, 4 horas na primeira semana, 8 horas na segunda, o dia todo na terceira e na quarta semana, inclusive dormir com o aparelho, totalizando aproximadamente 20 horas de uso diário. Em seu uso, os pacientes são orientados quanto à necessidade de fechamento labial, importante fator para o reequilíbrio das musculaturas de protração e retração mandibular e para o correto posicionamento da língua junto ao palato.
Observa-se os seguintes resultados com o uso do bionator:
· eixo condilar: aumento maior que o crescimento normal;
· eixo do corpo: aumento maior que o crescimento normal;
· ângulo goníaco: não houve mudança significativa;
· eixo facial: constante;
· incisivos inferiores: sem extrusão com o crescimento;
· incisivos superiores: inclinados para palatino;
· molares inferiores: pequena diferença do crescimento normal;
· molares superiores: permanecem distal contra o crescimento.

REFERÊNCIA:
Cançado, R. H.; PInzan, a.; JansOn, G.; HEnRIquEs, J. F. C.; nEvEs, L. s.; CanutO, C. E.Efciência dos protocolos de tratamento em uma e duas fases da má oclusão de Classe II, divisão 1. R Dental Press Ortodon Ortop Facial Maringá, v. 14, n. 1, p. 61-79, jan./fev. 2009.

Cristina Ortolani-Faltin.Bionator de Balters.Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial - V.3, Nº 6 - NOV./DEZ. 1998.
Danilo Furquim Siqueira, Adriano Lia Mondelli.Bionator de Balters - Técnica de Desgaste. R.Clín.Ortodon.Dental.Press,.Maringá,.v..1,.n..2,.p..9-16.-.abr./maio.2002
NABARRO, P. A. D.; HÖFLING, R. T. B.Efetividade do aparelho ortopédico Bionator de Balters no tratamento do ronco e apnéia do sono. R Dental Press Ortodon Ortop Facial, Maringá, v. 13, n. 4, p. 36-44, jul./ago. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário