google584d9553df7895c3.html google584d9553df7895c3.html Mirna Liz Ortodontia: ANÁLISE FUNCIONAL& DESVIO DE LINHA MÉDIA

Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ANÁLISE FUNCIONAL& DESVIO DE LINHA MÉDIA


ANÁLISE FUNCIONAL& DESVIO DE LINHA MÉDIA

Para o diagnóstico do paciente em ortodontia, na avaliação faz-se a ANÁLISE FUNCIONAL, associando-se às outras análises, como as de modelo, radiográfica, exame clínico.


A análise funcional possibilita visualizar como ocorre a oclusão na sua dinâmica, ou seja, na sua função de movimentos de abertura e lateralidade, partindo-se da posição de Relação Central.
Primeiro determina-se a posição de repouso e do Free Way Space.
SEQUENCIA DO EXAME:

DETERMINAR A POSIÇÃO DE REPOUSO
REGISTRAR E MEDIR A POSIÇÃO DE REPOUSO
AVALIAR O RELACIONAMENTO DA POSIÇÃO DE REPOUSO DA MANDÍBULA NA DIMENSÃO SAGITAL, VERTICAL E TRANSVERSAL.
Em cada plano, tanto sagital, vertical ou transversal, avalia-se o relacionamento da posição de repouso à oclusão habitual.

No plano transversal se houver interferências oclusais que atrapalhem o trajeto do repouso até a oclusão habitual, esta poderá se manifestar por desvio de linha média. A partir daí, o tipo de desvio vai determinar o tipo de intervenção ortodôntica.

Há 3 tipos de desvio de linha média na análise funcional:

1. FUNCIONAL,
2. DENTAL E
3. ESQUELÉTICA.

FUNCIONAL: quando do repouso até oclusão habitual ocorre um desvio de linha média, é dito desvio funcional porque durante a função há o deslocamento mandibular para se adaptar à interferência. Tratamento: remove interferência!

DENTAL: o desvio de linha média permanece no mesmo lugar durante a função, então é dente que está desviado. Tratamento da linha média!

ESQUELÉTICA: o desvio de linha média está presente em máxima intercuspidação habitual (MIH), porém em movimento de abertura o desvio de linha média aumenta, indicando um crescimento maior de um lado da mandíbula. Tratamento ortopedia funcional e/ou cirurgia , dependendo se o paciente está em crescimento ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário