FIOS ORTODÔNTICOS

FIOS ORTODÔNTICOS

PROPRIEDADES
Para o entendimento das particularidades de cada fio, torna-se fundamental o conhecimento de algumas propriedades das ligas metálicas.
CARGA X DEFLEXÃO
O comportamento do fio ortodôntico quanto à sua liberação de forças,segue um desenho representado por um gráfico carga / deflexão, que registra a quantidade de força acumulada para cada milímetro de deformação. Seguindo a clássica lei de Hooke29, se um fio for flexionado para incluir no arco um dente que está desnivelado, haverá maior carga acumulada, quanto maior a distância de deflexão. Logo, para cada milímetro de aumento da ativação, o fio acumulará proporcionalmente mais carga. Deste modo, com o uso do aço inoxidável, que se comporta desta maneira, quanto mais mau posicionadoestiver este dente, haverá maior dispersão de carga, obviamente repercutindo sobre os dentes adjacentes. Entretanto, há um limite para esta deflexão. Diante de uma deflexão exagerada, este fio não volta mais a sua forma original, ou seja, ocorrerá uma deformação permanente. Isto acontece porque a deflexão ultrapassou o limite elástico do fio, também chamado de limite de proporcionalidade.
Após este ponto o fio não responderá com a mesma dissipação de carga. Quando o fio recebe tensão antes de atingir o seu limite elástico, responderá voltando à sua forma original, e portanto estará na sua fase elástica. Após o limite elástico, passará para a fase plástica, porque passa a mudar sua forma sem retornar à original.

*Referência: www.dentalpress.com.br/cms/wp-content/uploads/2008/01/65.pdf
R Dental Press Ortodon Ortop Facial, Maringá, v. 6, n. 4, p. 103-114, jul./ago. 2001

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRESCRIÇÃO MBT

Anatomia dos lábios:sua importância

Bionator de Balters