Elásticos de Classe I

São aplicados a dentes em um mesmo arco dentário e, por isso, são chamados de elásticos intramaxilares. Sua indicação é no fechamento de espaços, retração de dentes, correção de giroversões ou como auxiliares em diferentes mecânicas
ortodônticas.
A correção de giroversões pode ser feita com a utilização de botões colados na face vestibular e lingual do dente girado, bem como nos dentes vizinhos, associada ao uso de elásticos, formando um binário de forças para essa correção.
Outra utilização dos elásticos é como coadjuvante de diferentes mecânicas ortodônticas. Na técnica segmentada de retração e intrusão simultânea de incisivos, o elástico é utilizado para criar uma força de distalização dos dentes ântero-superiores. Concomitantemente a essa força, a alça de intrusão gera uma força intrusiva.
Além disso, o tracionamento de dentes inclusos com o auxílio de elásticos associados à placa de acrílico removível ou aparelhos fixos apresenta-se muito favorável e de grande aplicação clínica. Quando se utilizam aparelhos removíveis, Cabrera et al.1
indicam uma força de 100-150g, com a vantagem da utilização de ancoragem dentomucosuportada.
REFERÊNCIA bIBLIOGRÁFICA:
1. CABRERA, M. C. et al. Elásticos em Ortodontia: comportamento e aplicação clínica. R Dental Press Ortodon Ortop facial, Maringá, v. 8, n. 1, p. 115-129, 2003.
2. Lívia B. Loriato, André Wilson Machado, Wellington Pacheco.Considerações clínicas e biomecânicas de elásticos em Ortodontia.R Clin Ortodon Dental Press, Maringá, v. 5, n. 1 - fev./mar. 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRESCRIÇÃO MBT

Anatomia dos lábios:sua importância

Bionator de Balters