Manifestações orais de COVID19


 


Síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2) é um vírus de RNA de cadeia única que é a causa do COVID-19. Os sintomas clínicos mais comuns são febre, dor de cabeça, dor de garganta, dispneia, tosse seca, dor abdominal, vômitos e diarreia. O receptor da enzima conversora de angiotensina 2 (ACE 2) é um receptor conhecido para SARS-CoV-2 que é encontrado nos pulmões, fígado, rim, gastrointestinal (GI) e até mesmo nas superfícies epiteliais das glândulas doces e no endotélio das papilas dérmicas embarcações. Até o momento, várias manifestações cutâneas da doença foram descritas, incluindo lesões variceliformes, pseudoquilinas, lesões semelhantes a eritema multiforme (EM), forma de urticária, maculopapular, petéquias e púrpura, manchas e lesões semelhantes a reticulares vivas. É importante ao Cirurgião-Dentista está ciente das manifestações orais para orientações e controle de biosegurança. Em muitos artigos pesquisados , estudos italianos, espanhóis , egipicio, turcos , mencionam essas lesões como prévias aos sintomas iniciais e um sinal para tratamento .

A duração média das lesões foi de alguns dias, mas algumas duraram apenas 20 minutos e

outros contanto que quatro semanas foram relatados. O tempo médio de latência (ou seja, tempo para desenvolver a pele lesões após o aparecimento dos primeiros sintomas típicos de COVID-19) na maioria dos casos foi entre 1 e 14 dias; no entanto, em alguns pacientes, as lesões apareceram 2 a 5 dias antes do início dos sintomas de COVID-19.

Estudo ITALIANO DE 123 CASOS destacou que as lesões orais em mais da metade dos casos (65,9%) ocorreu no estágio inicial de Covid-19 antes do início de terapias específicas.

Além disso, este estudo revelou que o mecanismo fisiopatológico, o subjacente

a formação de lesões orais precoces, é a trombose de vasos subepiteliais e profundos.

Portanto, a presença de lesões orais pode representar um sinal inicial de trombose periférica, um sinal de alerta de possível evolução para doença grave. Isso sugere que o anticoagulante as terapias devem ser iniciadas o mais rápido possível.



As manifestações clínicas são as seguintes : erupção cutânea generalizada ou localizada (eritematosa,papulovesicular, maculopapular, petequial, morbiliforme, intertriginoso simétrico relacionado ao medicamento e exantema flexural (SDRIFE) -like, digitate papuloescamoso pitiríase rósea), generalizado urticária, erupção cutânea variceliforme, lesões de herpes (zoster), lesões purpúricas (púrpura retiforme), livedoide lesões (livedo reticularis, livedo racemosa), lesões acro-isquêmicas (gangrena seca, bolhas, cianose), lesões semelhantes a eritema multiforme, semelhantes a frieiras (dedos dos pés COVID) e outras lesões, como urticariformes vasculite, erupção cutânea semelhante à pustulose exantemática generalizada (AGEP), paniculite eosinofílica, discromia periorbital, úlceras orais e sinal de unha vermelha em meia-lua COVID. Além disso, uma alta frequência de alopecia androgenética foi observada em pacientes com COVID-19. 

Em um estudo espanhol  incluindo 375 casos, cinco padrões clínicos foram descritos [Kaya]:

erupções maculopapulares (47%), áreas acrais de eritema com vesículas ou pústulas (pseudochilblain) (19%), lesões urticariformes (19%), outras erupções vesiculares (9%) e livedo ou necrose (6%).

As lesões localizam-se principalmente no tronco e extremidades (mãos e pés), poupando a face;

entretanto, lesões localizadas na face, pescoço, boca e pregas axilares também foram relatadas.

A maioria dos pacientes era do sexo masculino, com idades entre 4,5 e 89 anos. Uma minoria de pacientes eram crianças (entre 4,5 e 14 anos) apresentando lesões acrais semelhantes a frieiras, papulo-vesiculares erupções no tronco ou síndrome multissistêmica inflamatória pediátrica


Para que o vírus se ligue (proteína de pico, S) a ACE2, ativação por TMPRSS2 é necessária, um tipo II  serina protease transmembrana. O gene TMPRSS2 está localizado no cromossomo 21 humano;

uma de suas características significativas é que vários elementos receptores de andrógenos (AREs) estão localizados a montante do site de início da transcrição. O primeiro intron COVID-19 pode afetar mais os machos do que as fêmeas devido a a relação entre o TMPRSS2 e os níveis de andrógeno; a maior prevalência de COVID-19 em homens na Espanha oferece uma pista potencial para o papel dos andrógenos no aumento da gravidade do COVID-19, devido ao maior prevalência de alopecia androgenética entre os pacientes.

Uma melhor compreensão dos aspectos clínicos, histopatológicos e patogenéticos do COVID-19 em

diferentes órgãos, incluindo a pele, ajudarão a orientar o diagnóstico precoce e o tratamento deste novo e fatal doença humana com manifestações cutâneas intrigantes( kaya).

Abaixo seguem referências para o profissional ler.


REFERÊNCIAS:


Covid-19 symptomatic patients with oral lesions: Clinical and histopathological study on 123 cases of the University Hospital Policlinic of Bari with a purpose of a new …

G Favia, A Tempesta, G Barile, N Brienza… - Journal of Clinical …, 2021 - mdpi.com

Clinical and histopathological features and potential pathological mechanisms of skin lesions in COVID-19: review of the literature

G Kaya, A Kaya, JH Saurat - Dermatopathology, 2020 - mdpi.com


Oral manifestations of COVID19 disease: A review article

B Iranmanesh, M Khalili, R Amiri, H Zartab… - Dermatologic …, 2021 - Wiley Online Library

Oral manifestations in patients with COVID-19: a living systematic review

J Amorim dos Santos, AGC Normando… - Journal of dental …, 2021 - journals.sagepub.com

Oral manifestations of Covid19‐A literature review

H Farid, M Khah, S Jamal… - Reviews in medical …, 2021 - Wiley Online Library

Covid19 and oral diseases: Crosstalk, synergy or association?

DA Brandini, AS Takamiya, P Thakkar… - Reviews in Medical …, 2021 - Wiley Online Library

Oral manifestations of COVID-19: Brief review

AM Paradowska-Stolarz - Dental and Medical Problems, 2021 - dmp.umed.wroc.pl


#manifestaçõesorais #covid19

#dentalprinter #dentalprinting
#dental3dprinting
#impressoras3d #3dprinting #stereolithographyprinting #alinhadortransparente #alinhadorestransparentes #estudoemalinhador #clearalignerstudy
#goiania #estheticaligner #alinhadores #aligner #ortodontia #ortodontiaestetica #alinhadoresinvisiveis #aligners #aparelhoinvisivel #ortodontiaestetica #ortodontia #go #dentista #odontologia #tooth #dentistry #ORTHODONTICS #facialgrowth #dentalmovements #qualitylife
#mirnalizortodontia #OdontologiaBueno


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRESCRIÇÃO MBT

Anatomia dos lábios:sua importância

Bionator de Balters