Coenzima Q10 no gerenciamento do envelhencimento : A Fonte da Juventude para seu Bem-estar
A coenzima Q10, uma molécula poderosa presente em nossas células, tem ganhado destaque nos últimos anos por seus benefícios para a saúde e a beleza. Com a crescente busca por um envelhecimento saudável e pela manutenção da juventude, a coenzima Q10 se posiciona como um aliado importante, especialmente quando combinada com tratamentos como a harmonização orofacial. A coenzima Q10 é um antioxidante lipossolúvel enсontrada na membrana mitoсondrial interna das сélulas humanas, sendo parte da сadeia transportadora de elétrons, responsável pela produção de adenosina trifosfato (ATP) para a energia сelular. A сoenzima Q10 apresenta atividade antiapoptótiсa, apesar de os seus níveis diminuírem сom o avanço da idade.
O que é a Coenzima Q10?
A coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo, essencial para a produção de energia celular. Ela atua como um antioxidante, combatendo os radicais livres que danificam as células e aceleram o envelhecimento. Com o passar dos anos, a produção de coenzima Q10 diminui, o que pode levar a um declínio energético e ao aparecimento de sinais de envelhecimento.
A Coenzima Q10 e a Pele
A pele é um dos órgãos mais visíveis do corpo e um dos primeiros a mostrar os sinais do envelhecimento. A coenzima Q10 desempenha um papel fundamental na saúde da pele, pois:
- Combate os radicais livres: Ao combater radicais livres Protege a pele dos danos causados pela radiação solar e pela poluição, prevenindo o aparecimento de rugas e manchas.
Para Silva, A. et al 2021, a Coenzima Q10 esta entre os princípios ativos em cosmecêuticos antienvelhecimento por suas principais características e funções antioxidante. Nessa função ,os сosmeсêutiсos сom сoenzima Q10 tem indiсação para diminuir e suavizar as rugas periorbitais.
- Žmitek K et al , 2016 conduziram um experimento duplo-cego controlado por placebo com 33 indivíduos saudáveis. O objetivo era investigar os efeitos de 12 semanas de suplementação diária com 50 e 150 mg de CoQ10 nos parâmetros e condições da pele. O estudo foi conduzido com uma forma solúvel em água de CoQ10 com biodisponibilidade superior (Q10Vital®). Embora os resultados de alguns estudos in vitro anteriores tenham mostrado possível proteção na resposta UVB, não observamos mudanças significativas na dose mínima de eritema (MED). Por outro lado, a ingestão de CoQ10 limitou a deterioração sazonal da viscoelasticidade e reduziu alguns sinais visíveis de envelhecimento. Determinamos redução significativa de rugas e linhas de microrrelevo, e melhora da maciez da pele. A suplementação com CoQ10 não afetou significativamente a hidratação da pele e a espessura da derme.
Comentários
Postar um comentário