Biomecânica do alinhador transparente
Este post é voltado especificamente para a biomecânica dos alinhadores. Embora, seu uso possa parecer casual e desprovido de princípios biomecânicos, a liberação de forças e controle é visto de difícil compreensão e exige experiência para usar ao máximo a proposta do aparelho. Segundo Dr. Willy Dayan no Willy Dayan’s Golden Rules of Invisalign Bio-Mechanics , é preciso "pensar" como plástico e "sentir" como dente. No caso ele se refere ao invisilagn, o qual é um aparelho removível e terá sua força exercida sobre os dentes baseada em princípios biomecânicos e não necessariamente pelo design ditado por softwares.
Tenha-se como exemplo o torque
Controle de Torque -> Uma força pura de 40 gm (força de nível de base de um alinhador após 48 horas) destinada a mover os dentes lingualmente exigiria o momento de 320 a 400g-mm (1000 / A racional 8/10) para o movimento corporal ou superior a 400g -mm para movimento da raiz lingual. • O posicionamento ou design de fixação inadequados permitem a aplicação de apenas 280g-mm de momento em conjunto com 40g de força, resultando em inclinação incontrolada da coroa lingual. • Deve-se ter em mente que o alinhador fornece o mesmo nível de força em ambos os lados dos dentes, embora a força possa ser na direção oposta.
O mecanismo de movimento dentário com alinhadores é centrado em dois sistemas: [2,3]
1. Sistema movido a deslocamento: controla a inclinação e menores
rotações. Os alinhadores são fabricados como o próximo estágio
posição; o dente continua a se mover até o alinhador
torna-se passivo. Nenhum movimento de raízes é gerado.
2. Sistema orientado à força: O software determina o tipo
de movimento necessário para um dente individual, os
princípios mecânicos necessários para alcançar esse movimento,
e alinhar as formas. Pontos de pressão e acessórios são
incorporados em alinhadores que aplicam as forças necessárias
para movimentos planejados.4
O controle do torque de um incisivo central superior requer a criação de 2 forças eficazes (5): uma força de inclinação, Fx, evocada pela deformação reversível do aparelho próximo à margem gengival e a
força resultante na direção oposta produzida pelo movimento do dente contra a superfície oposta interna do aparelho próximo à borda incisiva. Portanto, uma pré-condição é um ajuste perfeito do dente com sua borda incisiva no aparelho.
Em estudo para avaliar forças de torque nos incisivos liberadas por alinhadores foi encontrado que em relação à movimento da raiz durante o torque, os alinhadores tendem a 'levantar'(erguer) e portanto, nenhum par de força efetivo pode ser estabelecido para controle posterior da raiz. As propriedades de entrega de força também são influenciados pelo material usado e pela forma do dente.(1)
Do ponto de vista biomecânico, Brezniak acrescenta quer ao colocar o alinhador transparente nos dentes, esperamos que o movimento dentário desejado ocorra. Do contrário, o aparelho ficará distorcido pela pressão contra os dentes e deformará. Nenhuma força gengival será exercida, enquanto a força estiver concetrada na parte oclusal. Esta distorção impede qualquer força possível a ser desenvolvido e movimento corpo do dente.
Ainda menciona sobre attachments, os quais são necessários como uma improvisação inteligente e sofisticada .Eles são muito úteis para tornar o alinhador transparente retentivo. Eles aumentam a área de superfície de contato entre os dentes e o alinhador adicionando protuberâncias, irregularidades e rebaixamentos.
Uma vez que os movimentos de inclinação e intrusão pode ser realizado pelo alinhador, Brezniak sugere usá-lo nos casos em que apenas inclinação e / ou intrusões são necessários.
O estudo da biomecânica em alinhadores está em pleno curso , a compreensão vem de observações clínicas e estudos de elemento finito, estudos em laboratório com modelos , etc.. O desenvolvimento do conhecimento permite e difundir tecnologias para benefício de todos . O conhecimento sobre alinhadores está difundindo em velocidade ímpar . Nos próximos anos será mais uma ferramenta no arsenal cotidiano do ortodontista.
REFERÊNCIAS:
1. Torquing an upper central incisor with aligners—acting forces and biomechanical principles.W Hahn, A Zapf, H Dathe, J Fialka-Fricke…
Comentários
Postar um comentário