Fluxo digital na ortodontia
Desde o surgimento dos sistemas que capturam imagens tridimensionais (3D) de Preparos de restaurações, o qual são chamados de computer-aided design/computer-aided manufacturing (CAD/CAM), muitas possibilidades vêm sendo desenvolvidas em outras áreas da Odontologia.
A crescente popularidade na digitalização intraoral foi aberta novos caminhos para planejar, projetar e executar tratamento ortodôntico para pacientes. Este artigo visa dar ao leitor idéias de alguns dos novos fluxos de trabalho na área da ortodontia digital.
Os dados tridimensionais intraorais (3D) podem ser coletados por digitalização
com scanners de mesa e modelos de estudo digital criados para diagnósticos ou para produzir aparelhos ortodônticos.
Após aquisição dos dados em 3D, eles geralmente são salvos em
um formato Standard Triangulation Language (STL). A maioria dos sistemas de captura estão agora "open access ", o que significa que são capazes de usar os arquivos STL em vários programas. Geralmente, existem vários tipos de assinaturas ou contratos disponíveis com o provedor de scanner escolhido que permitirá ao usuário exportar o conjunto de dados diretamente a um laboratório de escolha ou a outros programas com funções específicas para manipulação de dados.
A partir das imagens são impressos em impressoras 3D os modelos que servirão de base para as aplicações.
Aplicações em Ortodontia incluem, confecção de aparelhos ortopédicos, contenções, alinhadores estéticos e até confeccionar guias para colagem indireta.
Aplicações em Ortodontia |
Planejamento de guias para colagem indireta. |
Christensen LR. Digital workflows in contemporary orthodontics. APOS Trends Orthod 2017;7:12-8.
Comentários
Postar um comentário