Análise dos lábios
Análise dos lábios
Espessura do lábio: A espessura do lábio é um parâmetro importante durante a análise, pois está diretamente correlacionada com a proeminência do lábio e pode ser influenciada pelo background étnico. Ao contrário dos lábios grossos, os lábios mais finos geralmente acompanham mais facilmente os dentes e os movimentos mandibulares.2 Como tal, os efeitos estéticos de perda ou movimento de dentes em indivíduos com lábios mais finos seriam mais perceptíveis.
Contorno do lábio: pode ser avaliado em vistas frontais e de perfil para avaliar a curvatura dos lábios, a curvatura dos lábios e a inclinação. A curvatura excessiva ou reduzida dos lábios pode ser devido à posição e força do suporte dentoesquelético para os lábios. Por exemplo, a retrusão dentoalveolar maxilar pode resultar em um lábio superior plano.
Inclinação dos lábios: O suporte dos lábios é fornecido pelo dentoalveolar. A inclinação dos lábios fornece uma indicação de proeminência do subjacente dentoalveolar. A protrusão ou retrusão dos incisivos superiores e inferiores resultará em protusão ou retrusão dos lábios. Quando os dentes incisivos superiores colidem com os dentes inferiores, isso pode resultar em eversão do lábio inferior.
Postura dos lábios: avalie a postura dos lábios e o selamento labial na posição natural da cabeça em repouso. Os dois devem ser avaliados quando relaxados com tônus muscular normal (sem contração muscular excessiva). Cada pessoa possui uma característica única de postura de tecido mole orolabial (postura do lábio) e se o selamento labial não ocorre na posição de repouso, posturas adaptativas são utilizadas. Isso significa que o paciente terá uma contração contínua da musculatura perioral.
Proeminência do lábio: No perfil, a proeminência dos lábios pode ser avaliada em relação à proeminência do nariz e do queixo. A proeminência do lábio pode variar devido a fatores de tecidos moles, como espessura do lábio, fatores dentoalveolares, como posição dos dentes incisivos ou fatores esqueléticos.
Comentários
Postar um comentário