Previsibilidade no crescimento craniofacial que influenciam ou não o tratamento ortodõntico/ortopédico




No gráfico acima tem-se um resumo dos fatores não previsíveis dentro do crescimento craniofacial que podem influenciar o planejamento. O autor afirma que individualmente , é muito difícil ter orevisão e quero ortodontista no geral está aplicando tratametos que correspondem a uma  média  de pacientes estudados com aquelas maloclusões.

Quanto ao crescimento craniofacial é primordial ter em mente que o esqueleto craniofacial é formado tanto endocondralmente quanto intramembranosamente. a base do crânio, o septo nasal e o côndilo da mandíbula são de origem endocondral, enquanto a maxila e a abóbada craniana são intramembranosas na origem. O côndilo da mandíbula contribui significativamente para o crescimento mandibular e facial e desenvolvimento.

Segundo o autor  Baumrind sobre previsão no plano de tratamento em seu trabalho tirou as seguintes conclusões que poderiam guiar os ortodontistas no plano te de tratamento em indivíduos na fase de crescimento.

Baumrind fornece exemplos do que podemos prever com um grau bastante alto de confiança. Incluído em sua lista está :

  • o fenômeno de que a cabeça de crianças pré-adolescentes e adolescentes continua a mudar de tamanho e forma até pelo menos 20 anos. 

  • A proeminência da dentição diminui durante a maturidade;

  • Má oclusão de Classe II após a erupção dos primeiros molares permanentes raramente, ou nunca, resolve  espontaneamente;

  • e apinhamento anterior e rotações, evidente após os incisivos permanentes terem completamente irrompido, apenas raramente se resolvem espontaneamente.

  • Além disso, na ausência de anquilose, dentes permanentes tendem a migrar para a  locais de extração e os dentes sem oposição tendem a extruir.

  • o ângulo do plano mandibular em relação ao crânio tende a fechar espontaneamente desde o período de dentição mista até a maturidade na ausência de tratamento.

Para mais detalhes confiram as seguites referências :

Craniofacial growth and the timing of treatment P. Lionel Sadowsky, DMD, BDS, DipOrth, MDent

 Birmingham, Al American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics  January 1998


 Baumrind S. Prediction in the planning and conduct of orthodontic treatment. In: Melsen B, editor. Current controversies in orthodontics. Chicago: Quintessence Books, 1991:25-44



P. Lionel Sadowsky, DMD, BDS, DipOrth, MDent
 Birmingham, Al

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRESCRIÇÃO MBT

Anatomia dos lábios:sua importância

Bionator de Balters