Biomechanics of Tooth-Movement: Current Look at Orthodontic Fundamental - RESUMO/RESENHA











Este post traz um artigo interessante por fazer uma revisão sobre a biomecânica na Ortodontia. Uma das autoras Prof. Joanna Antoszewska é professora na Polônia(Wroclaw Medical University Department of Maxillofacial Orthopaedics and Orthodontics Wrocław, Poland)  e  pesquisadora da Forestadent, a outra autora (Nazan Küçükkeleş) é professora na Turquia.

Biomechanics of Tooth-Movement:Current Look at Orthodontic Fundamental

O texto faz parte de uma publicação em forma de livro com outros artigos de outras especialidades odontológicas(no fim do post aparece o link).
O artigo é bem ilustrado e resumido na parte da biomecânica. A última parte do artigo trata sobre os mini parafusos e a biomecânica. Não é uma nova referência e nem em termos de novos nomes, mas a abordagem didática deve ser mencionada. As figuras bem elaboradas fornecem uma perspectiva de aprendizagem melhor ao estudante. Um outro ponto é a linguagem universal, pois o profissional acostumado com a Biomecânica na Ortodontia vê a mesma abordagem sendo feita em outros países.

O título já traz sobre o assunto abordado: Visão atualizada da Ortodontia.
No decorrer , as autoras se preocupam com os efeitos colaterais das movimentações ortodônticas e expõe cálculos matemáticos nos vários segmentos da arcada. Mostram cientificamente a importância do estudo da  Biomecânica, pois os "modismos" às vezes prevalecem sobre a ciência. Nesse aspecto mostra que para evitar extrusão e rotações em molares(efeitos colaterais de algumas movimentações) há a necessidade de usar o Arco extra-bucal (headgear). Isso é importante em convencer o paciente no uso dessa  ferramenta e até para colegas que acham ser uma mecânica ultrapassada.
UM TEXTO QUE VALE A PENA SER LIDO .
Para compensar o efeito colateral do Arco de Burstone nos molares( pela seta uma inclinação distal do molar) é preciso usar uma tração altaa uma certa distância do centro de resistência do molar.
Um outro exemplo com retração dos dentes anteriores com 200 g de força desloca os molares mesialmente. Para evitar contrapõe-se uma força horizontal com headgear de puxada baixa por 10 horas por dia.




REFERÊNCIAS:
1. Biomechanics of Tooth-Movement: Current Look at Orthodontic Fundamental 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRESCRIÇÃO MBT

Anatomia dos lábios:sua importância

Bionator de Balters