Nivelamento da curva de Spee - Resenha de artigo Effects of levelling of the curve of Spee on the proclination of mandibular incisors and expansion of dental arches: a prospective clinical trial.

O artigo dessa resenha é o 


Effects of levelling of the curve of Spee on the proclination of mandibular incisors and expansion of dental arches: a prospective clinical trial.  Pandis NPolychronopoulou ASifakakis IMakou MEliades T.

de 2010
Algumas referências importantes serão colocadas com link do lado para facilitar o acesso
O artigo pode ser encontrado neste link artigo
Ele é citado por outros 6 artigos , encontrados aqui: CITAÇÃO

O objetivo foi investigar os efeitos do nivelamento da curva de Spee (COS) na inclinação de incisivos inferiores e na largura do arco mandibular.
Foram usados 50 pacientes. Foram medidos a profundidade da COS, a quantidade de apinhamento na região anterior inferior, largura intermolar e intercaninos.
As inclinações dos incisivos foram medidas em radiografias cefalométricas.
Os resultados obtidos mostraram uma média da COS de 0,9mm com 50% dos casos variando entre 0,4 e 1,4 mm. O indicador de aplainamento da curva foi o ângulo entre incisivo e o plano mandibular( conhecido por IMPA)
O artigo conclui que a COS é aplainada principalmente pela proclinação de incisivos mandibulares. e para cada 1mm de nivelamento os incisivos foram inclinados 4°, sem aumento da largura do arco.
Na parte da Discussão do artigo alguns pontos se destacam
O nivelamento da COs é acompanhado por verticalização de molar, erupção de pré-molar, intrusão de incisivo e vestibularização de incisivos ou combinação destes. Parece que a expansão poderia gerar espaço no arcoem arcos com apinhamento, entretanto, a maioria do nivelamento de COS com aparelho Straight-wire foi realizado por extrusão de pré-molares(1). Em concordância com recente estudo, o qual mostrou significante aumento pós-tratamento da largura intercanino na mandíbula em Classe II divisão 1, nos casos de mordida profunda os autores encontraram um pequeno , não significante aumento na largura do arco. Os autores atribuem seua achados a alterações fisiológicas normais que ocorrem com aumento da idade.

Em arcos mandibulares apinhados com profunda COS , o espaço requerido para nivelar a curva deveria ser considerada uma necessidade para extrações. Um caso com 5mm de apinhamento com uma COS plana poderia ser tratada diferentemente de um caso com mesmo apinhamento , mas profundidade de 3mm de COS. Pois, a inclinação dos incisivos mandibulares no último caso poderia predispor a problemas periodontais (2).
REcentes evidências sugerem que a  quantidade de recidiva da COS não está relacionada a profundidade inicial da Curva (3),
Em outro estudo concluiu-se que a profundidade da COS de 1,9mm ao fim do tratamento poderia resultar em maior estabilidade(4).
Por fim, os autores concluem que apalinamento da COs é conseguida por inclinação do incisivos inferiores. A cada 4° de inclinação do incisivos resulta em 1mm de nivelamento da COs. E somente uma mediada o ângulo L1-MP(IMPA) é um fator de previsão significativo do nivelamento da COS.

(1) Bernstein RL, Preston CB, Lampasso J. Leveling the curve of Spee with a continuous archwire technique: a long term cephalometric study. Am J Orthod Dentofacial Orthop 2007;131:363–71.

(2)Germane N, Lindauer SJ, Rubenstein LK, Revere JH, Isaacson RJ. Increase in arch perimeter due to orthodontic expansion. Am J Orthod Dentofacial Orthop 1991;100: 421–7.

(3) De Praeter J, Dermaut L, Martens G, Kuijpers-Jagtman AM. Long-term stability of the leveling of the curve of Spee. Am J Orthod Dentofacial Orthop 2002;121:266–72.
(4) Lie F, Kuitert R, Zentner A. Post-treatment development of the curve of Spee. Eur J Orthod 2006;28:262–8.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PRESCRIÇÃO MBT

Anatomia dos lábios:sua importância

Bionator de Balters