REGULAÇÃO MOLECULAR DA OSTEOGÊNESE
Morfologia do dente incluso vs erupcionado. (A) seção longitudinal de um primeiro molar inferior do rato no 3 º dia pós-natal, mostrando o saco de tecido conjuntivo frouxo, o folículo dental (DF), que envolve o primeiro molar (M1). Observe que o dente incluso está envolto em osso alveolar (AB), e que um retículo estrelado proeminente está presente. (B) micrografia de fluorescência da imagem de um rato primeiro molar superior e tecidos adjacentes com 40 cN da força ortodôntica de cinco dias. Root (R), ligamento periodontal (P), e do osso alveolar na compressão (C) e sites de tensão (T). marcadores ósseos Tetraciclina (laranja e amarelo) foram incorporados no osso alveolar para demonstrar os padrões de remodelação óssea. Observe que o lado de tensão é amplamente osteogênico, enquanto o lado de compressão é marcada por crateras de ambos os ossos ea raiz, indicando reabsorção, no entanto, algumas das crateras também estão osteogênico, indicando que a remodelação está ocorrendo.
REGULAÇÃO MOLECULAR DA OSTEOGÊNESE
Na movimentação ortodôntica
tensões de tração determinam a atividade osteogênica, e a natureza das cargas aplicadas determinam o recrutamento de osteoblastos (Fig. 2B). Cargas estáticas, não parecem desempenhar um papel importante na osteogênese esquelética . Em vez disso, a osteogênese é impulsionada por crises de carga acima de um limite, e as características mais importantes das cargas são as suas taxas de deformação, as amplitudes e as durações (Forwood e Turner, 1995). Em primeiro lugar, osteogênese relacionada à movimentação dentária parece incomum, porque
muitos aparelhos ortodônticos são projetados para oferecer força estática, ou lentamente se dissipando, as cargas. No entanto, é importante perceber que a dentição é exposto a várias mudanças de cargas durante a mastigação, deglutição e fala, sugerindo que as cargas aplicadas à dentição raramente são estáticas.
Muito parecido com a erupção dentária, a osteogênese associados Ortodontia é mediada por várias moléculas osteoindutor.
Em geral, a maioria dessas moléculas são reguladas pela tração e agem estimulando células progenitoras de osteoblastos, proliferando no ligamento periodontal, osso subsequente
formação, e a inibição da reabsorção óssea. Moléculas que têm sido associados, desta forma, o movimento dentário ortodôntico incluem: TGF (Brady et al., 1998), vários BMPs (Mitsui et al., 2006), sialoproteína óssea (BSP) (Domon et al., 2001), e fator de crescimento epidérmico (EGF) (Guajardo et al, 2000;. Gao et al., 2002).
REFERÊNCIA:
Forwood MR, Turner CH (1995). Skeletal adaptations to mechanical usage:
results from tibial loading studies in rats. Bone 17(4 Suppl):197S-205S.
Brady TA, Piesco NP, Buckley MJ, Langkamp HH, Bowen LL, Agarwal S
(1998). Autoregulation of periodontal ligament cell phenotype and
functions by transforming growth factor-beta1. J Dent Res 77:1779-
1790.
Mitsui N, Suzuki N, Maeno M, Yanagisawa M, Koyama Y, Otsuka K, et al.
(2006). Optimal compressive force induces bone formation via
increasing bone morphogenetic proteins production and decreasing
their antagonists production by Saos-2 cells. Life Sci 78:2697-2706.
Domon S, Shimokawa H, Yamaguchi S, Soma K (2001). Temporal and
spatial mRNA expression of bone sialoprotein and type I collagen
during rodent tooth movement. Eur J Orthod 23:339-348.
Gao Q, Zhang S, Jian X, Zeng Q, Ren L (2002). Expression of epidermal
growth factor and epidermal growth factor receptor in rat periodontal
tissues during orthodontic tooth movement. Zhonghua Kou Qiang Yi
Xue Za Zhi 37:294-296.
Guajardo G, Okamoto Y, Gogen H, Shanfeld JL, Dobeck J, Herring AH, et
al. (2000). Immunohistochemical localization of epidermal growth
factor in cat paradental tissues during tooth movement. Am J Orthod
Dentofacial Orthop 118:210-219.
Comentários
Postar um comentário