Princípios de biologia óssea-Moléculas ósseas
Princípios de biologia óssea
OPG- osteoprotegerina
É um membro da superfamília de receptores TNF(fator de necrose tumoral) e representa uma proteína m atura de 380 aminoácidos. Em contraste para todos os outros membros da superfamília TNF, OPG falta transmembrana e domínios citoplásmico e é secretado como uma proteína solúvel. OPG mRNA é conhecida ser expressada em um número de tecidos, mas OPG proteína é secretada principalmente por células osteoblásticas e outras linhagens.
- A maior ação biológica de OPG: É inibição da diferenciação de osteoclasto, inibição da função reabsorção de osteoclasto e estimulação de apoptose de osteoclasto.
Ligante do receptor do ativador do fator nuclear kappa-ß (RANKL), receptor do ativador do fator nuclear kappa-ß (RANK) e Osteoprotegerina (OPG)
Descobertas realizadas na última década sobre a interação entre as moléculas
osteoprotegerina (OPG), ligante do receptor do ativador do fator nuclear kappa-ß (RANKL) e receptor do ativador do fator nuclear kappa-ß (RANK) no processo de reabsorção óssea, revelaram um mecanismo molecular que durante muitos anos permaneceu inexplicável sobre o processo de reabsorção óssea. Pesquisadores já tinham demonstrado que uma interação célula-célula, entre osteoblastos e células do estroma ou células progenitoras de osteoclastos, era essencial para que ocorresse a osteoclastogênese. Observaram que o RANKL estava presente na membrana de osteoblastos e células do estroma e era responsável pela sinalização da reabsorção óssea e pela diferenciação de pré-osteoclastos em osteoclastos. O mesmo poderia ainda ser encontrado como uma proteína solúvel, produzida por osteoblastos quando estimulados por fatores osteotrópicos como hormônio paratireóide (PTH), TNF-α e prostaglandinas (PGE). Os autores demonstraram que o RANKL sinalizava para RANK, um receptor transmembrana tipo I expresso em células precursoras de osteoclastos, macrófagos e monócitos e em osteoclastos maduros e células dentríticas.Assim, a partir da interação RANK/RANKL ocorria a formação e atividade dos osteoclastos e conseqüentemente, a reabsorção do tecido ósseo. verificaram ainda que a OPG era capaz de regular este processo de reabsorção pela sua capacidade de união ao RANKL, evitando assim a interação RANKL/RANK epor conseqüência, a reabsorção óssea.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Magdalena Coetzee, MSC, Marlena C. Kruger.Osteoprotegerin-Receptor Activator of Nuclear Factor-[kappa]B Ligand Ratio: A New Approach to Osteoporosis Treatment?
Southern Medical Journal , 2004-05-01 (http://www.medscape.com/viewarticle/479893)
Simonet et al. Osteoprotegerin: A Novel Secreted Protein Involved in the Regulation of Bone Density. Cell. 1997 Apr 18; 89(2):309–19.
Yasuda et al. Osteoclast differentiation factor is a ligand for osteoprotegerin/osteoclastogenesis-inhibitory factor and is identical to TRANCE/RANKL. Proc Natl Acad Sci USA. 1998 Mar 31; 95(7):3597–602.
Udagawa et al. The bone marrow-derived stromal cell lines MC3T3-G2/PA6 and ST2 support osteoclast-like cell differentiation in cocultures with mouse spleen cells. Endocrinology. 1989 Oct; 125(4)1805–13.
Lacey et al. Osteoprotegerin ligand is a cytokine that regulates osteoclast differentiation and activation. Cell. 1998 Apr 17; 93(2):165-76.
Khosla S. Minireview: the OPG/RANKL/RANK system. Endocrinology. 2001 Dec; 142(12):5050–55.
Suda T, Takahashi N, Martin TJ. in Endocrine Review Monographs, eds. Bikle DD, Negrovilar A. (Endocrine Soc., Bethesda). 1995; 4:266–70.
Comentários
Postar um comentário